Aposentados prestigiam palestra sobre “Aposentadoria em Pauta”
O segundo dia do Encontro de Aposentados e Pensionistas em Araxá (MG) começou com a palestra “Consciência Sindical”, proferida por Ruda Ricci, sociólogo e membro do Fórum Brasil do Orçamento. Ricci abriu sua fala com uma avaliação sobre o momento atual do país. “O Brasil vive uma profunda euforia consumista”, afirmou referindo-se ao ganho de renda observado nos últimos anos. “E isso tem causado grande individualismo e uma grande irresponsabilidade política e financeira pelas pessoas”, resumiu.
O sociólogo destacou que esse novo momento tem causado grande endividamento da população. Segundo ele, os brasileiros ainda não perceberam que a transferência de renda atual se dá somente entre assalariados. “Por isso, os que mais correm risco de problemas nos próximos cinco anos são essas pessoas, são vocês”, alertou. “Se vocês não fortalecerem o sindicato, vão pagar em 2015 essa bolha de consumo. Podem anotar essa data”, profetizou o sociólogo.
De acordo com Ricci, a questão agora para o sindicalismo é discutir política econômica e não mais reajustes salariais. “Isso é necessário para evitar o problema que está se formando, e a hora de reagir é agora, senão poderemos não ter mais tempo para isso”, insistiu. O sociólogo então fez um breve histórico das transformações dos movimentos sindicais, passando pelo sindicalismo de estado, as repúblicas sindicais até o neocorporativismo.
O palestrante ressaltou ainda as novas orientações dos movimentos sociais. “O sindicalismo brasileiro está apresentando novamente uma tendência de ser de cúpula e não mais de base”, apontou. “E o setor mais importante do sindicalismo hoje é o setor público”, definiu.
Por fim, Ricci listou os desafios do movimento sindical para os Auditores-Fiscais nos próximos anos: trabalhar a estrutura de Estado, investir na imagem de defensores dos interesses públicos e alterar as formas de mobilização e pressão. “A luta exclusivamente corporativa é um equívoco imenso do movimento sindical atual”, finalizou o sociólogo. Foi então aberto espaço para perguntas e um debate entre os participantes. Intermediaram o debate Rosa Maria Bicalho da DS (Delegacia Sindical) Belo Horizonte e Maria da Glória da DS/Uberlândia.
Aposentadoria em Pauta – Logo em seguida, foi iniciada a palestra da diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional, Clotilde Guimarães, sobre o “Programa Aposentadoria em Pauta”. A diretora iniciou a apresentação destacando que a gestão atual do Sindicato está focada no desenvolvimento de diversos projetos constantes no PIV (Programa de Integração e Valorização do Auditor-Fiscal) e, entre eles, o projeto voltado para os aposentados.
Clotilde destacou que o programa Aposentadoria em Pauta está voltado para ações que objetivam a valorização dos Auditores aposentados, aproximando a DEN (Diretoria Executiva Nacional) da base. Entre as estratégias, está a promoção de encontros nacionais e regionais, o aperfeiçoamento dos meios de comunicação (principalmente as publicações Idaap e Integração) e a facilitação da comunicação entre a diretoria e a Classe.
A diretora também falou sobre ações elaboradas após a unificação das entidades, como a criação de cartilhas, a atualização do Guia de Aposentadoria e a edição do Guia de Orientação aos Familiares, de julho de 2010. “Esse guia (de Orientação) deve estar chegando à casa de vocês nas próximas semanas”, avisou. Clotilde ainda lembrou as campanhas e as atividades previstas para a Classe, como oficinas (de trabalho parlamentar e de educação fiscal – voltada principalmente ao controle de gastos públicos) e o incentivo a cursos de informática nas DS, com o objetivo de facilitar a consulta do Portal da Transparência do governo federal, para a fiscalização do repasse de verbas.
Outras ações ressaltadas durante a apresentação foram o acompanhamento de processos jurídicos, a orientação sobre assuntos de aposentadorias e a luta contra a contribuição previdenciária. Clotilde lembrou também das ferramentas, como o Aposent, disponibilizadas pela Diretoria para que os Auditores ativos possam avaliar as alternativas de aposentadoria e de abono permanência.
“Na nossa diretoria, estamos sempre atentos a temas como projetos de reformas da Previdência, aposentadoria complementar e outras propostas em discussão em Brasília”, resumiu a diretora, após listar uma série de matérias em discussão no Congresso Nacional que, de várias formas, relacionam-se com aposentados e pensionistas.
Por fim, foram destacados os assuntos que ainda estão na pauta da Classe e o andamento de cada um. Entre eles, o abate-teto, o conceito de serviço público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), o Fundo Nacional do Idoso e a carteira de identidade funcional para aposentados.
Antes de abrir espaço para o debate com os participantes, a diretoria lembrou o papel do aposentado, principalmente no que diz respeito à atividade sindical. “Estamos aposentados para a Receita, mas continuamos ativos para a vida”, concluiu Clotilde, reforçando também o convite para a participação no Conaf (Congresso Nacional de Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) 2010.
A diretora-adjunta de Aposentadoria e Pensões do Sindicato, Bernadete Donadon, também participou da palestra e, em sua fala, lembrou a importância dos aposentados no desenvolvimento de atividades de auxílio às lutas da Classe. “Se integrem sempre mais às atividades sindicais”, solicitou a diretora. Também fizeram parte da mesa Ildebrando Zoldan, 2°vice-presidente do Unafisco Associação, e Amilton Lemos, diretor de Coordenação das Representações Regionais da Unafisco Associação.