Apuração do primeiro turno está prevista para ser concluída nesta sexta (8)

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) iniciou nesta quinta (7) a apuração dos votos em trânsito, em separado e dos votos enviados por correspondência das Eleições 2021 do Sindifisco Nacional. O procedimento foi acompanhado por representantes das três chapas que concorrem à Direção Nacional e transmitido ao vivo pela TV Sindifisco.
Segundo a presidente da CEN, Auditora-Fiscal Maria Carmen Fantini de Castro e Carvalho Nepomuceno, a apuração está transcorrendo com tranquilidade e já foram apuradas as urnas de metade das delegacias sindicais. “O trabalho exige muita concentração e dedicação dos participantes, pois uma mera distração pode acarretar erros na contagem e demandar nova apuração dos votos”, explica. A apuração será retomada nesta sexta (8), às 9h, e segue até as 18h, com um intervalo entre meio-dia e 14h. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no fim da tarde.
Os votos em trânsito são referentes aos filiados que votaram na urna presencial, mas fora de sua delegacia sindical. Os votos por correspondência foram enviados pelos Correios, a partir dos kits encaminhados pela CEN. Já os votos em separado são colhidos quando os filiados comparecem para votar em sua própria delegacia sindical, mas seu nome não está nas listas de presença ou consta a informação de que já votou pela internet, sem que ele reconheça o procedimento. A situação de cada um desses votos já está sendo analisada pela CEN.
Além da votação pelos Correios e nas delegacias sindicais, os filiados também tiveram a opção de votar pela internet. O resultado da votação eletrônica foi divulgado no dia 24 de setembro. De acordo com a CEN, só haverá segundo turno se nenhuma das chapas alcançar 50% dos votos mais um. Neste caso, as eleições prosseguem nos dias 4 e 5 de novembro, com votação pela internet, e no dia 11 de novembro, presencialmente.