Aprovados no concurso são recepcionados pela Direção Nacional

A recepção dos aprovados no concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal, nessa quarta (8), foi marcada por muita informação e descontração. Os futuros Auditores foram recebidos pela Direção Nacional em cinco cidades: Brasília, Recife, Curitiba, Manaus e São Paulo.

Em Brasília, as boas-vindas foram dadas na sede do Sindifisco Nacional, com participação do presidente, Auditor-Fiscal Isac Falcão, da 2ª vice-presidente, Auditora-Fiscal Natália Nobre, e do diretor de Administração e Finanças, Auditor-Fiscal Luiz Cláudio Martins.

“Vocês estão chegando em um momento sensível, com greve marcada pelo bônus de eficiência, em meio à GLO (Garantia da Lei e da Ordem) nos portos e aeroportos, disputa pelo orçamento 2024. Ao mesmo tempo, são desafios que podem virar grandes oportunidades. Vocês são muito bem-vindos. Contamos com vocês e queremos oferecer a proteção do sindicato nos diversos aspectos”, afirmou Isac Falcão.

A luta política por interesses da categoria como o bônus de eficiência, as batalhas jurídicas para garantir direitos, a Assistência Jurídica Individual (AJI), Unafisco Saúde e Unafisco Benefícios foram alguns dos serviços prestados pelo Sindifisco aos seus filiados citados pelo presidente na conversa com os novos Auditores.

Natália Nobre parabenizou os aprovados e alertou os futuros colegas sobre a importância do respeito às atribuições do cargo. “Estamos em um momento de luta pela valorização do nosso cargo, e contamos com todos vocês. Precisamos entender que Auditor-Fiscal é um cargo de relevância constitucional, que detém carga decisória fundamental para o Estado. Se, em algum momento, vocês forem alocados em alguma atividade não decisória, muito provavelmente está ocorrendo um desvio de função. Não hesitem em nos contatar para que o sindicato possa atuar na situação”, disse a 2ª vice-presidente.

“Toda a importância do cargo só pode ser alcançada com a atuação do sindicato. E o Sindifisco precisa que a categoria caminhe junto. Precisamos que vocês se mantenham atentos à atuação sindical e participem”, complementou Martins.

Andrea Bayer, formada em Jornalismo e Economia, era funcionária da Ancine. Na pandemia, decidiu voltar a estudar para concurso. Agora, está entusiasmada com a aprovação e a aproximação com o Sindifisco. “Não estou nem acreditando que fui aprovada. Estou ainda em estado de choque positivo, sabe? Ontem, fomos para o curso de formação, depois às visitas técnicas na Receita. Quero conhecer mais o sindicato, ter informação e estar junto”, afirmou.

Engenheiro eletricista e contador de formação, Ricardo Sediama era assistente técnico administrativo do Ministério da Fazenda e, tão longo foi publicado o edital para o concurso, começou a estudar. Na fase final do curso de formação, ficou satisfeito com o primeiro contato com o sindicato. “Todo mundo do Sindifisco nos tratou muito bem. Tiramos dúvidas importantes e perguntamos coisas polêmicas. O presidente Isac, a vice-presidente Natália e o diretor Martins responderam sem problemas, sem desviar daquela questão”, avaliou.

Henrique Sabino é analista técnico de políticas sociais e trabalhava na Presidência da República. Estuda para concursos há muitos anos e também teve confirmadas suas expectativas em relação à recepção pelo Sindifisco. “Acho que a conversa foi muito franca e serena. Tivemos posicionamentos importantes e muitos indicativos e sinais do que é daqui para a frente, do que é a pauta do sindicato, as prioridades e as pautas salariais que muito interessam, porque é a carreira que a gente escolheu. Ficamos alegres de ser bem recebidos”, relatou.

A Direção Nacional se dividiu para participar da recepção nas cinco cidades. Os diretores Celso Oliveira (adjunto de Assuntos Jurídicos), José Afonso Silva Ramos (adjunto do Plano de Saúde) e Dejanira Freitas Braga (suplente) estiveram em Curitiba. Cleber Magalhães (Assuntos Jurídicos) e Floriano Sá Neto (Assuntos Parlamentares) participaram do encontro em Recife. Em Manaus, Adriano Correa (Unafisco Saúde) e Marcos Barbonaglia (adjunto de Administração e Finanças). Gabriel Rissato (Estudos Técnicos), Roberto Kasai (Assuntos de Aposentadoria e Pensões) e Anibal Rivani (suplente) estiveram em São Paulo.

Confira abaixo as fotos das boas-vindas em todas as cidades e os relatos do encontro em Curitiba e Recife.

Recife

Curitiba