Apesar das recomendações contrárias, Lula sanciona os 7,7% de aumento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva contrariou a equipe econômica e concedeu, nessa terça-feira (15/6), o reajuste de 7,7% para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que ganham acima de um salário mínimo. 

O ministro da Previdência, Carlos Gabas, afirmou que os aposentados vão começar a receber o reajuste já a partir de julho e que, em agosto, deve haver o pagamento da diferença referente aos sete meses anteriores.

Desde janeiro, aposentados e pensionistas vinham recebendo 6,14% de reajuste, conforme estabelecia a MP enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional. Lula havia sinalizado por diversas vezes que vetaria a alteração aprovada pelos parlamentares ampliando o reajuste para 7,7%.

Para a DEN (Diretoria Executiva Nacional), o reajuste aos benefícios de aposentados e pensionistas corrige uma injustiça e demonstra que a Previdência Social brasileira não está falida. O tema já foi debatido, inclusive, em análise realizada pelo departamento de Estudos Técnicos do Sindicato.

Na página 9 da Nota Técnica nº 16 no item intitulado "O Fator Previdenciário e o Déficit da Previdência", é demonstrada a impropriedade que é a história do déficit da Previdência. De acordo com a análise, "o argumento dos sucessivos governos para rebaixar os benefícios, inclusive e principalmente os salários-de-benefício, por meio do fator previdenciário, é o propalado e falacioso déficit do sistema previdenciário".

É este também o ponto central da defesa do veto pela equipe econômica. No entanto, o presidente, desta vez, parece ter resistido e buscado recuperar um pouco dos combalidos benefícios dos aposentados brasileiros.

A DEN reitera seu comprometimento com a defesa de uma remuneração mais digna e justa a aposentados e pensionistas. E, além disso, reafirma o entendimento da Classe sobre a importância de se preservar e lutar pela melhora constante do sistema de Previdência Social Pública do país.
 

Conteúdos Relacionados