Diretores apresentam Planejamento e Ações da DEN
O presidente do Unafisco, Pedro Delarue, e a diretora de Assuntos de Aposentadoria, Proventos e Pensões, Clotilde Guimarães, abriram nesta manhã, em Fortaleza (CE), a programação do V Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais Aposentados da RFB (Receita Federal do Brasil) falando sobre “Planejamento e Ações da DEN (Diretoria Executiva Nacional) para 2009″.
O presidente conclamou todos os participantes do encontro a permanecerem mobilizados em defesa dos interesses coletivos dos Auditores-Fiscais, aposentados e ativos, para que a luta solidária que o Sindicato vem desenvolvendo seja vitoriosa. Delarue expôs os investimentos que a DEN está realizando no patrocínio de ações jurídicas e na modernização do sistema de Comunicação do Unafisco.
De acordo com ele, R$ 2,3 milhões foram destinados até agora para essas áreas, na contratação de renomados escritórios de advocacia, assessoria de imprensa e comunicação, com o objetivo de dar mais confiabilidade, agilidade e transparência a todo o trabalho desenvolvido em defesa da Classe.
A Campanha Salarial 2007/2008 e as vitórias alcançadas também foram pontuadas pelo presidente do Sindicato. Ele explicou a importância da remuneração por subsídio que coloca os Auditores-Fiscais no mesmo patamar de outras carreiras típicas de Estado. De acordo com ele, o subsídio foi a maior conquista da Classe desde 1988.
A diretora Clotilde Guimarães apresentou o Programa de Integração e Valorização que a DEN está desenvolvendo, como forma de integrar a Classe e garantir as prerrogativas dos Auditores. Ela também falou sobre a proposta de produção de duas cartilhas para orientação dos ativos, aposentados, pensionistas e seus familiares. Uma delas beneficia os ativos ao explicar as regras e critérios para a aposentadoria. A segunda é voltada aos familiares de Auditores falecidos.
A ideia é suprir a intensa demanda de questionamentos que chega à diretoria. A cartilha, além de detalhar todas as formas de pensão, vai esclarecer, por exemplo, o prazo que os agregados do Auditor falecido têm para permanecer no plano de saúde e como proceder em caso de o ex-filiado ter deixado empréstimos consignados em folha.
A diretora de Aposentadoria reforçou a importância da participação de todos os aposentados e pensionistas nas lutas em defesa dos interesses e das reivindicações da Classe. Ela citou as mudanças que a DEN vem realizando no intuito de aproximar mais os filiados das ações do Sindicato e pediu o apoio de todos para que os projetos em andamento tenham continuidade e sejam úteis.