Aposentados e Pensionistas iniciam articulação com foco nas eleições 2022

O diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional, Roberto Toshiro Kasai, participou da reunião ordinária do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto MOSAP), nessa terça (15). O encontro em formato híbrido reuniu, de forma presencial ou por videoconferência, lideranças de várias das 43 entidades que integram o instituto.
O presidente MOSAP, Edison Guilherme Haubert, abriu a reunião propondo a elaboração de um manifesto em defesa dos direitos dos aposentados e dos pensionistas, assinado pelo instituto e por todas as entidades associadas representativas da categoria, nos âmbitos federal, estaduais e municipais. A ideia é que o documento seja entregue na campanha eleitoral de 2022 aos candidatos a presidente da República, senadores e deputados federais, bem como a candidatos a governadores e deputados estaduais.
Roberto Kasai defendeu que o manifesto destaque a perda do poder aquisitivo das aposentadorias e pensões, notadamente em razão das pesadas perdas inflacionárias, e da falta de reajuste durante os governos dos últimos quatro anos, ocasionando uma defasagem na ordem de 27%. Além disso, enfatizou que o documento deve reafirmar a luta pela preservação da paridade entre ativos e aposentados.
Todas as entidades associadas presentes se manifestaram favoravelmente ao manifesto e definiram os pontos de consenso e luta dos aposentados e pensionistas como a retomada da tramitação da PEC 555/2006 no Congresso Nacional que extingue a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas; a defesa do direito constitucional à paridade entre ativos e aposentados; e o reajuste dos vencimentos/subsídio dos servidores públicos conforme previsto no art. 37, X da Constituição Federal.
O manifesto também deverá informar o quantitativo de aposentados e pensionistas representados pelo Instituto MOSAP, de modo a demonstrar a força política da entidade e dos seus representados. Uma nova reunião ordinária foi marcada para o dia 15 de março.