Aposentados e pensionistas devem informar ao Sigepe alteração de conta salário

A Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões reforça o alerta feito pelo Sigepe sobre a atualização dos dados bancários para garantir o recebimento de aposentadorias e pensões. A medida se faz necessária para Auditores-Fiscais aposentados e para pensionistas que receberam comunicado dos seus respectivos bancos sobre troca de agência, a partir de adequações das próprias instituições financeiras.

O aposentado ou o pensionista que receber a comunicação de mudança da agência ou conta salário precisa informar os novos dados à sua unidade pagadora por meio do Sigepe. O primeiro passo é entrar em contato com o gerente do banco para confirmar os dados. Depois é preciso acessar o Sigepe Servidor e escolher a opção “Requerimentos Gerais”. Em seguida, deve-se escolher “Alteração de Dados Bancários”, onde serão inseridas as novas informações sobre a conta salário.

É válido ressaltar que, no requerimento do Sigepe, existe um campo que trata de “conta corrente”. Mas no caso dos aposentados e dos pensionistas, a atualização solicitada se refere a “conta salário”, que é aquela em que se recebe o benefício.

Também é preciso reforçar que só quem recebeu uma comunicação do banco precisa fazer a atualização no sistema Sigepe. Caso, a unidade pagadora não seja informada sobre as mudanças dos dados bancários, o aposentado ou o pensionista terá o benefício devolvido. Quem não recebeu nenhuma notificação do banco por onde recebe a aposentadoria ou pensão pode ficar despreocupado.

Alerta – A senha do Sigepe só deve ser usada nos sites e aplicativos do ministério da Economia e não deve ser repassada a terceiros. Todos os sites do ministério terminam com o domínio “gov.br”. Já os aplicativos são encontrados na loja do Governo do Brasil.

Conteúdos Relacionados