Após denúncia anônima, RFB apreende ônibus com mercadorias estrangeiras
A equipe da RFB (Receita Federal do Brasil) Foz do Iguaçu (PR) apreendeu um ônibus carregado com mercadorias estrangeiras irregularmente importadas do Paraguai. A operação ocorreu em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), dentro da área urbana da cidade de Santa Terezinha de Itaipu, em decorrência de denúncia anônima.
No momento da abordagem, na manhã da quinta-feira (9/2), o veículo estava estacionado em uma rua na Vila Paraguaia, bairro da cidade paranaense. O coletivo, com placa de Juazeiro (BA), estava com o interior e o bagageiro repleto de caixas que continham isqueiros, cadeados, objetos de toucador e relógios, entre outras mercadorias, e tinha como destino a cidade de São Paulo (SP).
O Auditor-Fiscal, Bruno Divardin Staut, que participou da ação fiscal, conta como foi feita a abordagem do ônibus: “Ao avistar as viaturas da Receita e da Polícia, o coletivo saiu da rodovia e se escondeu dentro da cidade. Fomos atrás dele. Pouco tempo depois, o ônibus foi visto parado na rua. Alguns passageiros tentaram fugir e chegaram a jogar alguns produtos pelas janelas. Mesmo assim, conseguimos fazer a apreensão do veículo e das mercadorias”.
O veículo foi encaminhado para o pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para posterior contagem e valoração das mercadorias, bem como a lavratura dos respectivos autos de infração de perdimento. Ninguém foi preso.
Além da atuação da RFB e da PRF, o Auditor Bruno Staut também destaca a importância das denúncias anônimas como facilitadoras nessas operações. “Sem dúvida alguma, essa é uma atitude muito importante do cidadão. Temos recebido diariamente várias denúncias com ótimas informações”. Em Foz do Iguaçu, as denúncias podem ser feitas pelo telefone (45) 3520- 4374, com a garantia do sigilo do denunciante.