Fenafisco divulga Moção em função de falecimento de Auditor
A Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) divulgou na terça-feira (16/8) uma Moção de Solidariedade e Apoio ao Sindifisco Nacional, como representante do Fisco Federal, em função do falecimento do Auditor-Fiscal Jorge Luiz Miranda da Silva.
O documento destaca a necessidade de “apuração rigorosa” das circunstâncias que envolveram o falecimento do Auditor-Fiscal. Ainda de acordo com o texto, as mortes de Auditores-Fiscais nos três níveis federados têm se repetido nos últimos anos. “Tal situação é inaceitável e exige, do Estado, a efetiva criação de mecanismo que propiciem segurança e incolumidade aos seus legítimos defensores: os Auditores-Fiscais da Receita”, diz a Moção.
Histórico – Jorge Luiz Miranda trabalhava na DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) em Osasco fiscalizando grandes empresas e como substituto do delegado. Durante a atividade, ele teria descoberto um esquema de sonegação ou fraude e informado, de maneira sigilosa, o Escor (Escritório de Corregedoria).
Mediante ameaças de morte, o Auditor-Fiscal foi removido para a DRF/São José dos Campos no final de janeiro de 2011. Em maio, no entanto, sofreu um acidente de carro em que faleceu. A polícia investiga se há relação entre a morte e as ameaças sofridas pelo Auditor.
Vale ressaltar que o Sindifisco Nacional vem acompanhando a apuração dos fatos e tomando todas as providências necessárias no sentido de dar celeridade às investigações.