Aperfeiçoamento do trabalho parlamentar é foco do segundo dia da oficina promovida pelo Sindifisco Nacional no Rio

Terminou na sexta (28) a primeira das dez oficinas de Relações Institucionais, Governamentais, Processo Decisório e Políticas Públicas, que serão promovidas em 2023 pela Diretoria de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional. As oficinas têm como objetivo aperfeiçoar a interlocução com o Parlamento no trabalho que é realizado semanalmente no Congresso Nacional, em matérias de interesse da categoria.

Esta etapa, realizada em parceria com a Delegacia Sindical do Rio de Janeiro, foi conduzida pelos diretores da pasta, Auditores-Fiscais Floriano de Sá Neto e Patrícia Fiore.

De acordo com Floriano, o curso teve uma avaliação positiva pelos participantes. “O Sindifisco Nacional está investindo na qualificação profissional dos colegas para o trabalho parlamentar. A iniciativa tem o propósito de construir uma rede de Trabalho Parlamentar orientada ao monitoramento das proposições legislativas que nos afetam e ao estabelecimento de canais rápidos e efetivos de interação com os parlamentares autores e relatores das matérias”, explicou.

Em sua apresentação, a diretora Patrícia Fiore falou das atitudes e comportamentos favoráveis e desfavoráveis durante audiências e abordagens a parlamentares. “Devemos ter cuidado e chegar preparados para abordar os congressistas.”

O grupo de Auditores recebeu a visita do ex-deputado Vicente Cândido, atualmente consultor do Sindifisco para articulação parlamentar, que destacou o grande trabalho da Direção Nacional junto à equipe de transição do governo.

Sobre o curso

Em 2022, a Direção Nacional do Sindifisco iniciou o projeto piloto com a capacitação de duas turmas num total de 60 Auditores-Fiscais. Até 2024, a Diretoria de Assuntos Parlamentares pretende promover mais nove edições. As oficinas serão realizadas em cada uma das Regiões Fiscais, em parceria com as Delegacias Sindicais. As turmas comportam o máximo de 30 pessoas, e as oficinas são coordenadas pela Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Pública, além dos diretores de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Auditores-Fiscais Floriano Martins e Patrícia Fiore.

Conteúdos Relacionados