Governos estaduais valorizam os seus Auditores

Ao contrário do Governo Federal, o Poder Executivo do Estado de Santa Catarina valoriza o Auditor-Fiscal. Planilha disponível no site da Secretaria de Fazenda catarinense com as médias remuneratórias por cargo/órgão do Estado demonstra o quanto o Governo local valoriza o corpo funcional de auditoria fiscal.

Na tabela com a média remuneratória relativa aos servidores da administração direta, autarquias, fundações e empresas estatais, o Auditor-Fiscal da Receita Estadual está em segundo lugar, atrás apenas do Procurador de estado, que tem remuneração atrelada ao teto do funcionalismo público federal. No estado, que possui um quadro com 490 Auditores, a média remuneratória é de R$ 24.719. Os números são referentes ao ano de 2011.

Como já divulgado por esse Sindicato, o Auditor-Fiscal da RFB (Receita Federal do Brasil), atualmente, tem remuneração inferior a 20 das 27 carreiras de Auditor dos Fiscos estaduais. Na avaliação da DEN (Diretoria Executiva Nacional), o Governo Federal deveria seguir o exemplo de Santa Catarina.

Vale ressaltar que o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, era do DEM (Democrata) e, em fevereiro de 2011, se desligou do partido para filiar-se ao PSD (Partido Social Democrático). Ou seja, independentemente da sua origem partidária é um governante que reconhece o valor de cada um dos seus colaboradores.

Não desmerecendo o trabalho das auditorias dos fiscos estaduais, é importante lembrar as especificidades e complexidade das funções e atribuições dos Auditores-Fiscais da RFB. A arrecadação de impostos, o combate ao tráfico de drogas, a repressão ao contrabando e ao descaminho são algumas das atribuições específicas da carreira. O Auditor atua na linha de frente em atividades ligadas diretamente à proteção e o perfeito andamento do país, por isso merece ser valorizado.

Diante de todas essas colocações, há de se esperar do Executivo Nacional, no mínimo, uma postura equivalente à do Governo do Estado de Santa Catarina.

Conteúdos Relacionados