Site marca 20 anos de criação do Sindicato
Na próxima quinta-feira (19/2), os Auditores-Fiscais irão comemorar 20 anos da criação do Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Tesouro Nacional), entidade que deu origem, em 1995, ao Unafisco Sindical, a partir da sua unificação com a Unafisco Nacional (associação com caráter de federação que representava os Auditores-Fiscais).
Em alusão a essa data, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) escolheu a semana que marca as duas décadas de existência do Sindicato para lançar a nova versão do site do Unafisco como um novo marco da história da Classe, que se prepara para outro processo de unificação entre entidades - desta vez, entre o Unafisco Sindical e a Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).
História – Um breve retrospecto da representatividade dos Auditores-Fiscais revela que o histórico dessas entidades foi marcado por uma série de incorporações e unificações. Tais mudanças tiveram origens muitas vezes nas próprias transformações estruturais da administração federal, que levaram a uma reorganização das entidades.
Até 1969, cada categoria de servidores do Fisco tinha seus interesses defendidos por entidades diferentes, como a AAFIRB (Associação dos Agentes Fiscais do Imposto de Renda no Brasil), a AFRI (Associação dos Agentes Fiscais de Rendas Internas), a ABAFIA (Associação Brasileira dos Fiscais Aduaneiros) e a ACAF (Associação dos Coletores da Arrecadação Federal).
A partir de 1969, todas essas categorias foram transformadas em AFTF (Agentes Fiscais de Tributos Federais) por conta da criação da Secretaria da Receita Federal, que consolidou em um único órgão as atividades de tributação, fiscalização e arrecadação de todos os impostos e contribuições federais. Todas as carreiras que antes eram vinculadas a diversas entidades passaram, em 1970, a ser representadas por uma única: a Unafisco Nacional – União Nacional dos Agentes Fiscais de Tributos Federais.
Três anos depois, os AFTF foram transformados em FTF (Fiscais de Tributos Federais) e, em 1985, passaram a ser denominados de AFTN (Auditores-Fiscais do Tesouro Nacional), termo que também passou a fazer referência aos antigos Controladores de Arrecadação Federal. A partir daí, surgiu a ideia de se fundir a Unafisco (que era a associação dos Auditores-Fiscais) e a Unacaf (União Nacional dos Controladores da Arrecadação Federal), o que se concretizou em 1987.
Com a Constituição de 1988, todos os servidores públicos conquistaram o direito de se organizarem em sindicatos. Entre os AFTN, começaram as primeiras articulações para a criação do Sindifisco – Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Tesouro Nacional, o que se tornou realidade em fevereiro de 1989.
Nos anos seguintes, os AFTN continuaram sendo representados por duas entidades (uma associação e um sindicato), situação que perdurou até o início de 1995, quando, em março, a categoria decidiu unir Unafisco e Sindifisco em uma única organização – o Unafisco Sindical.
Novo processo – A história do atual processo de unificação das entidades representativas dos Auditores teve início em 2007, a partir da fusão dos Fiscos, que uniu Receita Federal e Receita Previdenciária, criando a RFB (Receita Federal do Brasil).
Os Auditores-Fiscais da RFB estão diante de um desafio: o de construir um novo sindicato que reflita a história de lutas das entidades que o antecederam e manter a combatividade e a altivez que as caracterizaram. Todas as conquistas de hoje são o resultado da atuação de quem trilhou esse longo caminho de luta. Com certeza, esses 20 anos de trabalho servirão de inspiração para os novos tempos que se avizinham.