Ampliação do Porto de Santos vai demandar mais fiscalização

O Porto de Santos, que já é o maior da América Latina, terá sua capacidade dobrada até 2013. De acordo com informações do jornal Estado de São Paulo, atualmente, o porto movimenta 3,2 milhões de teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Com a ampliação, a capacidade de movimentação chegará a 8 milhões de teus, o que corresponde ao montante de contêiners que todos os portos do Brasil movimentam juntos. 

De acordo com o presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), José Roberto Correia Serra, o aumento da capacidade de movimentação do Porto de Santos é resultado de uma série de ampliações, compra de equipamentos de última geração e a entrada em operação de novos projetos privados. Dois deles vão representar 65% de toda ampliação de Santos.

Para o Sindifisco Nacional, a ampliação do Porto de Santos é vital para que a economia do país possa continuar se desenvolvendo. No entanto, a infraestrutura voltada para a operação do porto e o acesso terrestre não devem ser as únicas preocupações. Com o aumento da capacidade de movimentação será fundamental a ampliação do número de Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil).  Caso contrário, a fiscalização de mercadorias no porto ficará comprometida.

Diante disso, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) ratifica o entendimento de que as 850 novas vagas anunciadas pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para a RFB em 2012 são insuficientes. O Sindifisco defende que mais vagas sejam oferecidas no próximo concurso para suprir as atuais demandas, uma vez que em muitas unidades da RFB já há um déficit de Auditores e servidores de apoio.

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