Alterações estatutárias modernizarão o Sindicato

Na primeira reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais) deste ano, os delegados aprovaram propostas importantes de mudanças na estrutura do Sindicato para avaliação da Classe. As propostas serão discutidas na próxima Assembleia Nacional, marcada para o dia 13 de março.

As alterações foram sugeridas pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) e aprovadas pela ampla maioria dos delegados. Os indicativos serão conhecidos em breve, mas é possível adiantar que tratarão da ampliação dos mandatos da Diretoria Nacional e das Delegacias Sindicais – dos atuais dois anos para três anos – e da redução dos cargos da DEN.

Há uma percepção por parte da Diretoria, compartilhada pela maioria dos Delegados, de que, passados 4 anos da fundação do Sindifisco Nacional, existe espaço para o aperfeiçoamento do estatuto da entidade de maneira a torná-la mais eficiente e moderna. Nesse sentido, as propostas apresentadas pela Direção Nacional foram bem recebidas.

A ideia é tornar o gerenciamento do Sindifisco Nacional mais racional e eficiente. A ampliação do mandato para três anos implicará no melhor planejamento e na implementação das atividades sindicais de forma mais gradual, sem afobamento ou pressão exacerbada em função do prazo do mandato.

A mudança resultará, além disso, em uma economia considerável de recursos, sem prejuízo algum para o processo democrático do Sindicato nem para eventos como o Conaf (Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), o encontro de aposentados e as eleições que também teriam a frequência alterada de dois para três anos. Digno de nota, ainda, o fato de que das cerca de 1.800 entidades sindicais cadastrados no Ministério do Trabalho, mais de 1.500 tem mandatos de três anos em seus estatutos.

Outra proposta aprovada pelos delegados é a de diminuição do número de cargos da diretoria. A DEN propôs a mudança porque entende que o número atual – 35 – não reflete a real necessidade do Sindicato. A estrutura de hoje torna o gerenciamento da entidade desnecessariamente complexo e reflete apenas um modelo montado para acomodar da melhor maneira possível os modelos vigentes quando da unificação do ex-Unafisco e do ex-Fenafisp. No entanto, não mais refletem as necessidades da Classe.

A diminuição do número de cargos trará mais agilidade e eficiência à entidade, enquanto que a ampliação dos mandatos resultará em um prazo maior para executar as ações e projetos planejados pelas diretorias. Por fim, é importante ressaltar que, caso sejam aprovadas, essas alterações valeriam apenas a partir de 2016.

Pelo exposto, a DEN convoca toda a classe para a próxima Assembleia, no dia 13 de março.

Conteúdos Relacionados