Senha não será mais impressa nos contracheques

O comprovante de vencimentos referente aos rendimentos de dezembro, que chegará às mãos dos servidores públicos na segunda-feira, dia 3, será o último em que virá impressa a senha de consignação. Esta última senha poderá ser desbloqueada através da Central de Serviços do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) até o dia 31 de janeiro de 2011, tendo validade por 30 dias a partir da data do desbloqueio. 

Findado este período, a senha será obtida por meio do Portal Siapenet e não haverá necessidade de desbloqueá-la.  A informação foi anunciada pela SRH/MP (Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento), que postou um comunicado na página inicial do Portal Siapenet e também o enviou a todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

Procedimento – Segundo o comunicado, os servidores e beneficiários de pensão que ainda não utilizaram o Siapenet devem se dirigir à sua unidade de pagamento para cadastrar um e-mail. Feito isso, já podem se cadastrar no próprio Portal Siapenet.

Para se cadastrar no portal, o servidor ou beneficiário de pensão deve acessar o endereço www.siapenet.gov.br, entrar no módulo “servidor” ou “pensionista”, informar sua Identificação Única (impressa no alto do contracheque) e clicar no botão “avançar”. Em seguida, preencher seus dados cadastrais e gerar sua senha para utilizar o Portal Siapenet. Para gerar a senha, deve-se clicar em “Consignações” e, em seguida, em “Gerar Senha de Consignação”. A senha será enviada para o e-mail cadastrado.

Com a alteração de acesso à senha, o Departamento de Administração de Sistemas de Informação da secretaria afirma que o usuário terá mais segurança para realizar operações de consignações, inclusive de empréstimos nos bancos cadastrados.  Vale ressaltar que o acesso ao Siapenet permite outros benefícios, como consultar e imprimir os contracheques dos últimos 12 meses ou a Declaração Anual de Rendimentos.  

Conteúdos Relacionados