Plano de modernização inclui adicional para Auditores
A RFB (Receita Federal do Brasil) está se preparando para pôr em prática a tão esperada modernização da Alfândega. A informação foi divulgada em reportagem do jornal O Globo, publicada nesta segunda-feira (22/2) . Segundo a reportagem, a modernização passa por mudanças no Siscomex e pela implementação de uma política de valorização dos Auditores que trabalham nas áreas de fronteira.
De acordo com informações do coordenador-geral de Administração Aduaneira da RFB, Auditor-Fiscal José Tostes Neto, repassadas à reportagem, existe um projeto preliminar em que se propõe um adicional de 10% nos vencimentos dos Auditores que trabalham nas fronteiras.
Para o Sindifisco Nacional, a iniciativa é um avanço significativo para a Classe. Entretanto, a questão não é tão simples. É preciso se levar em conta o fato de que algumas regiões de fronteira são mais inóspitas que outras. Portanto, assim como a pontuação dos Auditores, para fins de remoção, baseia-se no grau de precariedade da região em que ele está lotado, o adicional a ser implementado também deve variar.
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) lembra que essa diferenciação já consta na proposta da LOF (Lei Orgânica do Fisco) aceita pela RFB. "Vamos entrar em contato com a administração para participar dessa discussão. Entendemos que a LOF já contempla o assunto. Mas se a questão puder ser resolvida antes, melhor", afirmou o presidente do Sindifisco, Pedro Delarue.