CDS: CEN apresenta aplicativo de votação pela internet
A presidente da CEN (Comissão Eleitoral Nacional), Auditora Fiscal Maria Carmen Fantini de Castro e Carvalho Nepomuceno e o também integrante da comissão, Cesar de Castro Haiachi, acompanharam a apresentação do sistema eletrônico que será utilizado nas Eleições 2018 para a DEN (Diretoria Executiva Nacional), CFN (Conselho Fiscal Nacional) para o Triênio 2019/2021 e ainda para a Direção Executiva das DS (Delegacias Sindicais) e CFL (Conselho Fiscal Local).
O sistema foi desenvolvido pela empresa Scytl, que tem sede em Barcelona e já trabalhou em diversos processos eleitorais. A explanação foi realizada pelo representante da empresa no Brasil, Ubiratan de Almeida Elias, que iniciou suas explicações sobre o sistema com um pequeno histórico da empresa, destacando que as soluções desenvolvidas pela companhia nunca foram alvos de questionamentos sobre eventuais erros ou fraude.
De forma didática, o representante explicou quais são os mecanismos utilizados pela empresa para garantir o sigilo e a integridade dos votos, a resistência à coerção e ainda discorreu sobre a acessibilidade, a robustez do sistema e sobre a auditabilidade. Feitas as explicações, o empresa apresentou as telas do aplicativo e simulou uma votação começando pela escolha da chapa para a DEN e, depois, dos três nomes a serem votados para o CFN e, por fim, a votação para a Direção Executiva e CFL (Conselho Fiscal Local) para as DS (Delegacias Sindicais), ficando demonstrada a facilidade de utilização.
Feita a apresentação, foi aberto espaço para questionamentos, todos respondidos pela Scytl. A presidente do CEN, Carmen Fantini, informou aos delegados que o sistema eletrônico será disponibilizado, no final de agosto, em ambiente para simulação das votações. Os testes vão permitir avaliar a capacidade de acessos do site e as defesas contra ataques cibernéticos. É importante informar que o sistema ainda não está finalizado e carregado com as informações oficiais necessárias para eleição e sua disponibilização objetiva, unicamente, que o filiado/eleitor possa testar e se familiarizar com o aplicativo.
A votação eletrônica para escolha dos novos dirigentes da Diretoria Executiva Nacional vai ocorrer pelo site eleicoessindifisconacional.org.br. O filiado deverá fazer o login pelo certificado digital, com o mesmo token usado para acessar o sistema da Receita Federal ou similar. Na área interna, a votação será feita de forma contínua, começando pela escolha da chapa para a DEN. Em seguida, aparecerão os nomes de todos os candidatos ao Conselho Fiscal Nacional. O eleitor poderá escolher três nomes. Na próxima tela, o filiado votará na chapa para a direção da Delegacia Sindical e, por fim, nos conselheiros fiscais da DS. Em todas as etapas do processo, será possível votar em branco ou nulo.
Auditoria: Em seguida, foi a vez do representante da Security Labs, Waldemar Nehgme, responsável pela auditoria do sistema eletrônico, explicar o trabalho que será desenvolvido. Entre os itens por ele abordados estiveram a verificação lógica do aplicativo, a codificação e a certificação do processo.
Conjuntura: E nas primeiras horas da tarde, pelo menos 15 delegados fizeram uso do microfone para fazer a análise de conjuntura, com foco na regulamentação do Bônus de Eficiência. O empenho das bases na campanha salarial foi um dos pontos mais debatidos e também e ainda sobre como defender a importância da categoria perante a estrutura do estado. Todos os pronunciamentos destacaram as dificuldades da conjuntura política e econômica. A Reforma da Previdência, a PEC dos Gastos Públicos, o possível adiamento do reajuste dos vencimentos dos servidores públicos e a possibilidade de demissão por insuficiência foram alguns dos assuntos levantados durante pelos colegiado durante esta fase da reunião.