Movimento contra a corrupção eleitoral discute atuação nas eleições 2016
A diretora de Relações Intersindicais do Sindifisco Nacional, Juliana Simas de Macedo, representou o Sindicato em reunião do Comitê Nacional do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), realizada na terça-feira (13/4) na sede da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), em Brasília. O grupo é composto por mais de 60 entidades e tem a finalidade de acompanhar a atuação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e de outros agentes ligados ao processo eleitoral, além de intermediar a criação de comitês locais.
A formação desses comitês (confira a lista aqui) para a fiscalização das Eleições 2016 foi a principal pauta da reunião. O Movimento pretende intensificar os trabalhos, de forma a impedir a prática do “Caixa Dois” e garantir o cumprimento da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) e da Lei de Compra de Votos (Lei 9.840/1999). A Diretoria ressalta a importância da participação de todos nesse processo e relembra que os interessados podem procurar os comitês pessoalmente.
Também foram discutidos assuntos internos relacionados à Secretaria Executiva do MCCE e ao calendário de reuniões para 2016. O próximo encontro do Comitê Nacional deverá ocorrer na sede da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), em Brasília, com data prevista para o dia 11 de maio.
O Sindifisco Nacional é uma das entidades fundadoras do MCCE, concebido durante o período eleitoral de 2002. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral é formado por entidades da sociedade civil, movimentos e organizações sociais que têm o objetivo de combater a corrupção eleitoral e conscientizar a população sobre a importância do voto. Existem, hoje, mais de 300 comitês estaduais, municipais e locais ligados ao MCCE.