Aeroportos se preparam para novos terminais
Por Cristiano Zaia | De Brasília
Os consórcios de empresas que operam os aeroportos sob concessão no país se reúnem hoje, em São Paulo, com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), Moreira Franco, para apresentar um cronograma de transferência das empresas aéreas e da estrutura dos antigos para os novos terminais.
"Esse plano de transferência não é uma coisa trivial porque não serão só pessoas e mobiliário, mas também sistemas tecnologicamente sofisticados", disse Franco, em audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados. "Isso terá que ser feito com cautela para não criar transtornos aos passageiros e a recomendação que fazemos é que seja feito com qualificação de pessoal, para que os passageiros sejam informados antecipadamente", concluiu.
Segundo o ministro, os aeroportos terão que transferir equipamentos, estrutura administrativa, de pessoal, e sistemas integrados de tecnologia para os novos terminais. O Aeroporto Juscelino Kubitscheck, em Brasília, começa amanhã a fase de testes e se espera que o novo terminal comece a operar na próxima semana.
A ideia é evitar problemas que outros aeroportos tiveram, como o de Londres que, segundo ele, fez as transferências apressadas e foi "um desastre", com sumiço de bagagens de passageiros que lá transitaram na Olimpíada, em 2012.
Segundo Franco, será lançado na semana que vem um caderno com procedimentos e condutas a serem adotados por todas as autoridades que atuam nos aeroportos, como Anvisa, Polícia Federal, Receita Federal e polícias militares.