Diretoria solicita equipamentos para prevenção da gripe suína

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) enviou carta à RFB (Receita Federal do Brasil) solicitando que a Administração providencie máscaras e luvas aos Auditores-Fiscais que trabalham nas zonas primárias. A iniciativa da direção se baseia no alerta da OMS (Organização Mundial da Saúde), que já afirmou que a gripe suína é uma “emergência na sáude pública” e tem grandes chances de  se tornar uma pandemia. Leia a carta.

A DEN recomenda aos colegas que atuam nas aduanas o uso dos equipamentos de prevenção no manuseio de cargas, em especial, as que vêm do exterior, uma vez que a contaminação se dá por via aérea, por contato direto com o infectado ou por meio indireto, na utilização de objetos contaminados.

O Auditor-Fiscal Foch Simão, que já trabalhou como inspetor em aeroportos paulistas, manifestou à DEN sua preocupação com a possível pandemia. Em sua avaliação, além da utilização de luvas e máscaras, é importante que a RFB providencie um reservatório para o descarte do material, que depois deve ser incinerado, como se fosse lixo hospitalar.

Para ele, outras medidas ainda são fundamentais. “Apesar de se tratar de um vírus diferente, também é importante que se volte a atenção para a vacinação contra a gripe convencional, pois sabe-se que, em caso de contaminação, a vacina pode atenuar a doença”, disse o Auditor.

Foch Simão reiterou a importância de um trabalho preventivo nas zonas primárias. “Os Auditores-Fiscais que trabalham nessas unidades estão na linha de frente de uma possível contaminação. São eles quem conversam com os passageiros que chegam do exterior, examinam suas roupas e bagagem. O uso de máscaras e luvas é uma prevenção mínima para quem trabalha com o desconhecido, mexendo em objetos que ninguém sabe de onde vêm. Um Auditor contaminado significa que a doença está dentro do país”, destacou. A DEN aguarda resposta da Administração.

A doença

A gripe suína é uma doença respiratória contagiosa e aguda, causada por um entre os diversos vírus suínos de Influenza Tipo A. As pessoas, em geral, contraem a gripe suína de porcos infectados, no entanto, em alguns dos casos humanos, não houve histórico de contato com animal ou com ambientes onde eles viviam. Há episódios de transmissão direta de pessoa para pessoa, mas eles são limitados a ambientes de estreito contato e a grupos isolados de pessoas. Apesar de a gripe partir do animal, não existem indicações de que a gripe suína seja transmissível a pessoas através do consumo da carne de porco, já que o vírus da gripe é morto pelas temperaturas normais de cozimento.

A gripe suína já matou mais de 150 pessoas no México. Os principais sintomas da doença são similares aos da gripe convencional ou mesmo os da dengue. A pessoa infectada apresenta febre acima de 39 graus, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas também relatam ocorrências de náusea, vômito e diarréia intensa.
 

Conteúdos Relacionados