Aduanas são destaque na abertura do XII do Congresso da Frasur

A importância das Aduanas foi destaque na abertura do XII Congresso da Frasur (Federação de Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneira do Mercosul), ocorrida na quarta-feira (8/10), no hotel Parque Balneário, em Santos (SP). A Frasur reúne as Aduanas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Para dar boas-vindas aos participantes do congresso, a mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sindifisco Nacional, Claudio Damasceno, pelo presidente da Frasur e diretor de Relações Internacionais do Sindifisco, Fábio Galizia Ribeiro de Campos, pelo presidente da DS (Delegacia Sindical) Santos, Elias Carneiro, pelo inspetor-adjunto da Alfândega do Porto de Santos, Akiyoshi Omizu, pelo subsecretário substituto de Aduanas e Relações Internacionais da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Luis Felipe de Barros Reche, e pelo secretário de Assuntos Portuários e Marítimos da Prefeitura Municipal de Santos, Eduardo Lopes.

O presidente da Frasur abriu oficialmente o congresso afirmando que “este é o grande momento da entidade” e que, este ano, o evento discutirá dois temas específicos: estratégias para avanço do desejo da Frasur em se tornar a primeira entidade de trabalhadores a ingressar na OMA (Organização Mundial de Aduanas) e a criação do centro de estudos aduaneiros internacionais da entidade.

Em seguida, foi a vez de Damasceno afirmar que o congresso é uma oportunidade para que seja reafirmada a importância das Aduanas, especialmente da brasileira, “que exerce um papel fundamental para a proteção da indústria nacional e até mesmo da economia. Sem falar que também protegemos a sociedade na medida que também combatemos o tráfico de drogas e outros produtos ilícitos”, disse o sindicalista.

Já Elias Carneiro afirmou que a DS/Santos se sentia realizada em contribuir para o estreitamento das relações entre os aduaneiros brasileiros e os colegas sul americanos. “Esta troca de experiência é muito importante para nós. Hoje, pudemos mostrar aos colegas de outros países a tecnologia que já é utilizada no porto de Santos”, disse Carneiro.

O inspetor-adjunto da Alfândega do Porto de Santos defendeu a valorização e a capacitação do servidor aduaneiro, investimento em tecnologia e o reconhecimento por parte do Governo aos bons importadores e exportadores, por meio da implantação do programa Operador Econômico Autorizado, que, em sua opinião, trará um avanço significativo para a aduana brasileira.

Para Luis Felipe de Barros Reche, o maior desafio das Aduanas atualmente é conjugar agilidade para o comércio legítimo e eficácia no combate às práticas desleais que trazem danos à sociedade e a economia. “Embora a gente possa melhorar ainda mais, posso afirmar que nos últimos anos avançamos bastante nestas questões e que estamos no caminho certo para um desenvolvimento ainda maior da aduana brasileira”.

Finalizando a abertura oficial do congresso, o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos disse que a cidade se sentia muito honrada por receber o evento, que servia como um reconhecimento da importância do porto de Santos, o maior da América Latina.

O XII Congresso da Frasur segue até o dia 10 de outubro. O evento ganhou repercussão na mídia. Confira aqui, uma matéria sobre o congresso publicada no G1, portal de notícias da TV Globo.

Prestigiaram ainda a abertura do XII do Congresso da Frasur o consul do Paraguai em Santos, Carlos José Fleitas, o vereador santista Sandoval Soares, o diretor de tributação de São Vicente, Irajá Vieira Santos, o professor universitário Clovis Talarico (UNIP), membros do MOSAP (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados), do sindicato dos despachantes aduaneiros de Santos, da Ordem dos Advogados de Santos, do sindicato dos contabilistas, do sindicato dos auditores fiscais do trabalho, da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), da UNAFE (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil) e dos peritos criminais da Polícia Federal.

Conteúdos Relacionados