Seminário começa nesta segunda-feira

Terá inicio na manhã desta segunda-feira (13/6), o Seminário Internacional Aduaneiro, que será realizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR). O evento é promovido pelo Sindifisco Nacional em parceria com os demais sindicatos membros da Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul), entidades que  representam os fiscais aduaneiros da Argentina, do Chile, do Paraguai, do Uruguai e da Colômbia.

O foco das discussões será o papel da Aduana no comércio internacional, no combate ao tráfico de drogas e armas, e direitos e obrigações laborais nas Aduanas integradas do Mercosul.

A programação do evento se estenderá até a tarde de terça-feira (14/6). Após a solenidade de abertura, que acontecerá às 9 horas, será realizado o painel  "Aduana no comércio internacional – agilidade versus controle”, que terá como palestrantes o chefe da Divisão de Administração Aduaneira da Superintendência Regional da 3ª RF (Região Fiscal), Auditor-Fiscal Dário da Silva Brayner Filho; a coordenadora de Fiscalização e Controle Aduaneiro da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditora-Fiscal Herica Gomes Vieira; o subdiretor de Controle da Direção Nacional de Aduanas Argentinas, Silvio Luiz Minisini; além de um representante da Frasur.

À tarde, será realizado o painel “Aduana no combate ao tráfico internacional de drogas e armas”, com o chefe do escritório da Aduana do Aeroporto de Ezeiza (Argentina), Alberto Aranzazu Romero; o chefe da Divisão de Repressão da 9ª RF (Região Fiscal), Auditor-Fiscal Sérgio Antonio Lorente; o diretor do Departamento de Vigilância Aduaneira do Uruguai, Humberto Fiori; o coronel do Estado-Maior do Exército Brasileiro, Jori Dolvim Dantas; e o professor da Escola de Capacitação da Afip (Administração Federal de Ingressos Públicos da Argentina), Mario César Pintos.

Na terça-feira, a parte da manhã será reservada ao painel “Aduanas Integradas do Mercosul – Obrigações e direitos laborais”. O debate sobre o tema ficará a cargo do deputado federal Dr. Rosinha (PT/PR); do advogado, mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal) e professor em Direito Constitucional-Administrativo Léo da Silva Alves; do diretor de Relações Internacionais da Direção Nacional de Aduanas do Paraguai, Luis Catalino Morales; e ainda um representante da Frasur.

O último painel do evento, na tarde de terça-feira, “Aduana e os grandes eventos no Brasil”, contará com as explanações do assessor do gabinete da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Auditor-Fiscal Ronaldo Lázaro Medina, do chefe de gabinete do ministro do Turismo, Bento Afonso dos Santos; do coordenador-geral do Ministério do Esporte, Joel Fernando Benin; e também de um representante da Frasur. Encerradas as discussões, será oferecido um coquetel aos participantes.

Conteúdos Relacionados