Coana está sob nova coordenação

A Coana (Coordenação-Geral da Administração Aduaneira) tem um novo coordenador frente suas atividades: o Auditor-Fiscal Dário da Silva Brayner Filho (foto). Antes de assumir o cargo, Brayner atuava como chefe da Divisão de Administração Aduaneira da Superintendência Regional da 3ª RF (Região Fiscal).

O tema aduana é uma das especialidades do Auditor-Fiscal. Em 2004, Dário Brayner representou a Receita nas discussões relativas ao IV Trade Policy Review (TPR) do Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio). Entre 2005 e 2008, foi chefe da Divisão de Administração Aduaneira na 3ª Região Fiscal. Após isso, em 2009, exerceu a função de assessor técnico da Suari (Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais). Dário participou ainda do Grupo de Trabalho da RFB (Receita Federal do Brasil), formado para regulamentar os aspectos relativos ao Alfandegamento de Locais e Recintos Alfandegados, decorrentes das disposições da Medida Provisória nº 497, de 2010. O currículo inclui também as chefias na Diope (Divisão de Operações Aduaneiras) e na Divisão de Assuntos Comerciais, esta última vinculada à Coana.

Em junho, Dário foi um dos palestrantes do Seminário Aduaneiro Internacional, realizado pelo Sindifisco Nacional em parceria com os demais sindicatos membros da Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul) e entidades que representam os fiscais aduaneiros da Argentina, do Chile, do Paraguai, do Uruguai e da Colômbia.

Na oportunidade, ele apresentou o cenário econômico brasileiro para demonstrar a grandeza do desafio de agilizar os trâmites na aduana e mostrou em gráficos o aumento da participação das empresas brasileiras no mercado internacional ressaltando que, mesmo com o aumento de participação no exterior, o Brasil ainda está aquém do que se acredita ser necessário.

No evento, o então chefe da Divisão de Administração Aduaneira também deu exemplos dos desafios que enfrenta a alfândega do século 21 e defendeu que a missão da administração aduaneira aceita internacionalmente é desenvolver e implementar um conjunto integrado de políticas e procedimentos que garantam o aumento da proteção.

O Sindifisco Nacional congratula o filiado e deseja uma excelente gestão frente aos desafios da aduana brasileira.

Conteúdos Relacionados