Aduana e Frasur são temas de reunião com a Administração
Em reunião com o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Ernani Argolo Checcucci, o diretor de Relações Internacionais do Sindifisco Nacional, Fábio Galízia, e o secretário-geral da entidade, Mário Pinho, trataram de temas relativos a melhorias na Aduana brasileira e às atividades da Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul) – entidade que tem Galízia como presidente e Pinho como integrante da Comissão Técnica.
Na oportunidade, foi feito um histórico da Federação e solicitado apoio ao subsecretário para que a entidade ingresse como observadora nas reuniões da OMA (Organização Mundial de Aduanas). O subsecretário, que é presidente do Comitê de Fortalecimento de Capacidades da OMA, recebeu ainda uma cópia da carta que os sindicalistas pretendem encaminhar à Organização sobre o assunto.
“Nossa intenção é ganhar voz para tratar de assuntos aduaneiros e acompanharmos os procedimentos discutidos entre os países, de maneira a fortalecer a representatividade dos trabalhadores desse segmento”, defendeu Galízia.
Ernani Checcucci se mostrou favorável ao pleito e se dispôs a interceder em favor da Frasur a partir de uma agenda específica traçada pela entidade. O subsecretário sugeriu que os integrantes dos demais países da Federação também façam contato com os seus representantes aduaneiros de maneira a reforçar a demanda.
Adicional – A regulamentação e implementação da Lei 12.855/13, que institui a Indenização de Fronteira, também foi debatida.
Aos sindicalistas, Checcucci adiantou que a Administração tem todo interesse no caso e que está acompanhando o assunto de perto.
Também participaram da reunião o chefe da Divisão de Assuntos sobre Comércio Internacional de Bens da Corin (Coordenação-Geral de Relações Internacionais), Auditor-Fiscal Wagner Wilson de Castro, e o coordenador-geral de Administração Aduaneira, José Carlos de Araújo.