Ações de mobilização continuam essa semana

Nesta sexta-feira (6), os Auditores-Fiscais da Receita Federal continuam com as ações de mobilização definidas em Assembleia Nacional, que ocorreu em 19 e 20 de setembro. O calendário definido para outubro integra operação-padrão na Zona Primária e apagão na Zona Secundária toda quinta e sexta-feira (dias 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27). O calendário de mobilização segue até novembro.

Nesta quinta (5), foi realizada operação-padrão em unidades aduaneiras do país. No Porto Seco Rodoviário da Alfândega de Uruguaiana (RS), houve a verificação documental dos veículos e mercadorias. Na balança de pesagem, todos os veículos de importação e exportação foram pesados e escaneados. “No despacho aduaneiro, fizemos a verificação física de 100% das mercadorias. Também realizamos verificação de cabines e caminhões, para saber se não há descaminho ou contrabando”, informou o membro do Comando Local de Mobilização de Uruguaiana e vice-presidente da Delegacia Sindical de Uruguaiana, Auditor-Fiscal Cesar Gomes.

Os Auditores-Fiscais estão mobilizados pela alteração do Decreto 11.545, com o objetivo de garantir o valor previsto na Portaria MF 727/2023 para o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf).

Cesar complementou que houve auxílio da equipe de vigilância e repressão da Alfândega de Uruguaiana. “As operações-padrão continuarão em atividade até que o governo atenda os nossos pleitos de alteração do decreto do bônus e de garantia do cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundaf.”

Vale lembrar a importância que a operação ocorra em todas as unidades aduaneiras do país e que as ações sejam divulgadas para a categoria. As informações sobre os impactos da mobilização e as imagens e fotos devem ser enviadas para o e-mail jornalismo@sindifisconacional.org.br ou para o contato de WhatsApp já disponibilizado aos Comandos Locais de Mobilização e às presidências das DS.