8 de Março: Direção Nacional promoverá Seminário do Dia da Mulher em Brasília

A Direção Nacional do Sindifisco realizará no dia 8 de março (sexta-feira), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, seminário que terá como tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”. A iniciativa faz parte do trabalho contínuo da entidade para promover o debate de questões que dizem respeito à mulher no âmbito familiar, social e profissional, bem como no contexto mais específico das Auditoras-Fiscais na Receita Federal. O evento será em Brasília, no Hotel San Marco.

Auditoras-Fiscais que foram protagonistas na história da Receita Federal e da representação sindical da categoria participam do debate, que terá também a presença de representantes do Executivo federal, do Parlamento e da Administração da Receita, além de jornalistas e pesquisadoras que trabalham na divulgação e no estudo de temas relacionados às questões da mulher na sociedade brasileira.

O convite está aberto a todas as Auditoras ativas e aposentadas. Nesse sentido, em comunicado enviado para as Delegacias Sindicais na semana passada, a Direção Nacional sugeriu às DS que avaliem a possibilidade de custear despesas de deslocamento e hospedagem de, ao menos, uma filiada, a fim de promover uma representatividade de todo o país.

Comissão de Mulheres

No ano passado, além de realizar uma semana de eventos sobre temas relacionados às mulheres no início de março, o Sindifisco Nacional iniciou a estruturação de uma Comissão de Mulheres formada por Auditoras. No evento de 2024, esse colegiado, formado por um total de 23 Auditoras-Fiscais, será oficializado.

O objetivo da comissão será direcionar e promover ações permanentes dentro e fora da Receita para garantir a efetivação de direitos reservados às mulheres, lutar contra os mais diversos tipos de violências no ambiente doméstico e profissional e reivindicar o protagonismo feminino das Auditoras na Receita. Vale lembrar que, em 55 anos de existência, o órgão só teve uma mulher ocupando o seu cargo máximo de secretária da Receita, a Auditora-Fiscal Lina Vieira.

O seminário será dividido em dois painéis. Pela manhã: “A mulher na Administração Pública/A mulher na política”; e à tarde: “A mulher no Sindicato”, ocasião em que será apresentada a comissão e homenageadas algumas Auditoras-Fiscais que desempenharam papel relevante na construção do sindicato e da Receita.

O seminário também será transmitido pela TV Sindifisco e pelo YouTube do Sindifisco Nacional.