Receita celebra Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte com atividades

Em comemoração ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, celebrado nesta quarta-feira (25/5), as unidades da RFB (Receita Federal do Brasil) prepararam diversas atividades. Entre elas, a distribuição de cartilhas, a apresentação de vídeo sobre o tema nos Centros de Atendimento ao Contribuinte e a distribuição de camisetas.

Tecnologia – Com estas e outras iniciativas, a RFB trabalha para demonstrar respeito ao cidadão e proporcionar conforto e assistência aos contribuintes. Um dos casos recentes de facilitação dos procedimentos é o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), disponível na página da Receita na internet, no menu superior e no canto direito (em "serviços mais procurados"). Lá foram disponibilizados vários serviços, tais como: impressão do Comprovante de Inscrição no CPF; parcelamento de dívidas e informações sobre situação fiscal, pagamentos, processos e pedidos de restituição e compensação.

Um dos serviços mais procurados pelo contribuinte, a consulta ao Extrato da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, permite que o interessado seja informado sobre eventual erro que tenha cometido ao preencher a declaração e orientado sobre como resolver a pendência por meio da retificação da declaração. Esta nova modalidade de relacionamento com o cidadão permite que ele saia mais rapidamente da Malha Fina e agilize a liberação de sua restituição ou a correção de alguma pendência.

Consciência – O Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte foi criado pela Lei n.º 12.325, de 15 de Setembro de 2010, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.
 

Conteúdos Relacionados