Sindifisco Nacional presta homenagem a todos os trabalhadores
“E possa enfim o ferro comer a ferrugem, o sim comer o não”.
João Cabral de Mello Neto
A origem do Dia do Trabalhador, 1º de maio, muitas pessoas sabem. A data relembra uma manifestação de operários de Chicago que lutavam pela redução da jornada de trabalho para 8 horas, em 1886. Na manifestação, que durou vários dias, morreram muitos trabalhadores. A partir daí, a data virou um símbolo da mobilização, primeiro dos operários e, atualmente, de todos os trabalhadores no mundo inteiro.
Seja no Brasil ou no mundo, os avanços são inegáveis. Da escravidão aos dias de hoje, largos passos foram dados. Mais de cem anos se passaram. A jornada de trabalho de 8 horas é uma realidade. Mas outros desafios foram postos e a classe trabalhadora continua tendo que se superar para que seus direitos sejam respeitados. Agora se luta por uma nova redução da jornada de trabalho a fim de garantir qualidade de vida e mais empregos; por salários dignos; e pelo respeito aos direitos dos aposentados, só para citar alguns exemplos.
A existência de uma legislação trabalhista e de órgãos reguladores representa segurança para muitos trabalhadores. Mas não para todos. Vez por outra, nos surpreendemos com denúncias feitas, por meio da mídia, de trabalho escravo, de da mão-de-obra infantil e de números cada vez maiores de trabalhadores na informalidade.
Até aqueles que têm suas funções regulamentadas, como é o caso dos Auditores-Fiscais, continuam tendo que lutar, dia após dia, para que seus direitos sejam respeitados. A luta pela edição da LOF (Lei Orgânica do Fisco), pelo respeito às prerrogativas do cargo, pelo reconhecimento da importância das atividades realizadas pela Classe para o Estado, entre outras, não deixam o espírito de mobilização arrefecer. Atualmente, uma das reivindicações que unem servidores públicos em torno de um objetivo comum é a extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas.
É para combater desrespeitos como esse que o Sindifisco Nacional luta. Neste 1º de maio, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) quer prestar sua sincera homenagem a todos os trabalhadores. Cada um de nós tem uma importância vital para o desenvolvimento de nossas cidades, dos nossos estados e do nosso país. Parabéns a todos os trabalhadores!