Imposto Justo é tema em Seminário de Educação Fiscal
O 1º Seminário de Educação Fiscal da 8ª RF (Região Fiscal), realizado na quinta-feira (15/8), no auditório da DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) em Piracicaba (SP), contou com a participação do secretário geral do Sindifisco Nacional, Ayrton de Castro Bastos.
Em sua explanação, Ayrton destacou as injustiças do sistema tributário brasileiro e sua regressividade. "A tributação brasileira é concentrada no consumo e não no patrimônio e na renda. É neste contexto que entra a campanha do Imposto Justo, criada pelo Sindifisco", explicou.
Uma das propostas do Sindicato é fazer a correção da tabela do IR (Imposto de Renda), atualmente defasada em 60%. Ao não se corrigir a tabela – a partir de 2,5 salários já se paga o tributo.
O secretário geral informou que a campanha é composta por duas propostas – o PL que propõe a correção da tabela do IR e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 283/2013, conhecida como a PEC dos jatinhos, esta última já protocolada no Congresso Nacional e com parecer favorável do relator na CCJC da Câmara dos Deputados.
"Juntas, essas duas propostas tem a intenção de trazer a discussão tributária para a sociedade e começar a mudar as injustiças fiscais cometidas atualmente no país. Entretanto, não se leva um projeto desses sem apoio popular. Por isso, convido vocês, que são formadores de opinião, a acessarem a página da campanha, assinar para mudar essa realidade e a atuarem como multiplicadores desta idéia" completou.
Educação Fiscal – O evento, que faz parte do PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal), é uma realização da RFB (Receita Federal do Brasil) e tem o apoio do Sindifisco Nacional.
O seminário teve um público de cerca de 180 participantes, entre educadores e servidores da RFB e contou com a exposição de representantes e professores da Esaf (Escola Superior de Administração Fazendária), da RFB e da Secretaria da Fazenda de São Paulo. Também foi realizada uma apresentação especial do Coral do Projeto Guri de Piracicaba.