Estudos Técnicos

Defasagem da tabela do IR ultrapassa 88% e achata renda

Apesar de a inflação oficial do ano passado ter encerrado no menor índice desde 1998 – o IPCA fechou em 2,95% –, a defasagem da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) não para de aumentar. Está em 88,40%, conforme estudo do Sindifisco Nacional. O levantamento preenche o período de 1996 até agora.

“Ao se apossar daquilo que não tem direito, o governo achata a renda do trabalhador. Obriga-o a pagar mais imposto, dinheiro que poderia ser mais bem aplicado – na poupança, no aprimoramento da formação educacional, no consumo etc.”, criticou Cláudio Damasceno, presidente do Sindifisco Nacional.

DEN se reúne na Cosit para tratar da desconcentração no novo RI

A Diretoria de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional participou de reunião no Ministério da Fazenda, na terça-feira (7/11), para tratar da desconcentração do poder decisório no novo Regimento Interno da RFB (Receita Federal do Brasil), publicado no dia 11 de outubro. A pasta solicitou o encontro para buscar subsídios da administração sobre aparentes lacunas deixadas no Regimento, com a finalidade de embasar os estudos da Diretoria.

_Área Segura