A Diretoria de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional divulgou o conteúdo programático da Oficina Parlamentar que ocorrerá, nos dias 20 e 21 de setembro, em Florianópolis (SC). O objetivo é capacitar os Auditores Fiscais para atuar em defesa dos interesses da Classe nas bases e no Congresso Nacional.

O curso foi dividido em dois grandes temas para facilitar a compreensão das diversas nuances que envolvem o “processo legislativo” e a “atuação e monitoramento do trabalho parlamentar”. O primeiro tema será ministrado por um analista legislativo e assessor da Diretoria Legislativa da Câmara dos Deputados, especialista em Processo Legislativo, que detalhará as funções do Poder Legislativo, as diferenças essenciais entre a Câmara e o Senado, a tramitação das proposições legislativas, as sessões da Câmara dos Deputados, o funcionamento das comissões e noções de técnica legislativa.

No segundo dia, sob orientação de um professor, analista político, jornalista e diretor de documentação do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), os participantes se debruçarão sobre a dinâmica do trabalho parlamentar, conhecendo a hierarquia, os entraves e os atores de influência dos processos decisórios no Executivo e Legislativo, bem como os conceitos e a forma de atuação dos grupos de pressão. Os Auditores Fiscais também vão se inteirar sobre as regras do jogo parlamentar – postura, corpo a corpo, público alvo e acompanhamento – e conhecer estudos de caso dos governos Lula e FHC.

Inscrições com dispensa de ponto – A Diretoria de Assuntos Parlamentares alerta que o prazo para inscrição de filiados que necessitam de dispensa de ponto finda no dia 1º de setembro. Os interessados devem procurar sua DS (Delegacia Sindical) que, por sua vez, fará a inscrição junto ao departamento de eventos do Sindifisco Nacional – pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscrições sem dispensa de ponto – As inscrições de filiados que não necessitam de dispensa de ponto foram prorrogadas até o dia 12 de setembro ou até o término das vagas disponíveis, o que ocorrer antes. Os interessados devem procurar sua DS (Delegacia Sindical) que, por sua vez, fará a inscrição junto ao departamento de eventos do Sindifisco Nacional – pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Despesas, reservas e bilhetes aéreos – O evento ocorrerá no Hotel Mercure Florianópolis (Rua Felipe Schmidt, 1102 - Centro). A reserva será feita pela DEN (Diretoria Executiva Nacional), com despesas pagas pelas DS de cada participante. Os custos com refeições (almoço e jantar), passagens aéreas e deslocamentos em Florianópolis serão igualmente pagos pelas Delegacias Sindicais. Os bilhetes aéreos podem ser comprados diretamente pela DS ou solicitados pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Oficina Parlamentar (Florianópolis)

Data: 20 e 21 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Mercure Florianópolis (Rua Felipe Schmidt, 1102 - Centro)

Hospedagem:


- Standard Individual: R$ 255,00
- Standard duplo: R$ 299,00
Importante: a DS deve indicar para o setor de Eventos do Sindifisco Nacional se o quarto do participante será duplo ou individual. 

_Área Segura