Sindifisco participa de congresso de Auditores da lĆ­ngua portuguesa

O Sindifisco Nacional participou, no dia 13 de junho, do 2º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, em Fortaleza (CE), como parte do 11º Congresso Nacional e do 6º Internacional promovido pela Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais). O Sindicato foi representado pela diretora de Relações Internacionais e Intersindicais, Juliana Simas de Macedo, e pela diretora adjunta de Assuntos Parlamentares, Maíra Giannico.

Sob o lema “A Cidadania social voltada para o bem-estar social”, o evento marcou o lançamento da Rede (Rede de Auditores Fiscais de Língua Portuguesa), entidade que busca unir forças e representar os interesses comuns dos profissionais de auditoria e inspeção tributária e aduaneira junto às instituições supranacionais, aos governos, ao parlamento e às casas legislativas.

Além da diretora Juliana Simas de Macedo, do Sindifisco Nacional, a mesa foi composta pelo presidente da Febrafite, Roberto Kupski; pelo presidente da APIT (Associação Sindical dos Profissionais da Inspecção Tributária e Aduaneira) de Portugal, Nuno Barroso; pelo vice-presidente da Fenat (Federação Nacional dos Auditores Fiscais), Rubens Roriz; e pelo presidente da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), Charles Alcântara.

Rede – A Rede de Auditores Fiscais de Língua Portuguesa tem por objetivo zelar pelos interesses jurídicos, econômicos e funcionais dos profissionais da auditoria fiscal dos países signatários. Como pressuposto de adesão à Rede, as entidades-membro devem buscar a promoção de uma sociedade democrática, com justiça social e fiscal, e defender a autonomia das administrações tributárias e o concurso público como instrumento único às carreiras de auditoria.

“O que vejo na Rede é um forte viés de discussão acadêmica e aprofundamento dos temas tributários caros á sociedade e que permitirá que as entidades participantes atuem de forma próxima aos seus governos na indicação dos caminhos as serem seguidos para o futuro das administrações tributárias”, declarou a diretora Juliana Simas.

Durante o Congresso, o presidente da APIT, Nuno Barroso, foi eleito por aclamação para presidir o primeiro mandato da Rede. Ele manifestou entusiasmo com a abertura de um novo canal de diálogo entre os países. “Esta iniciativa nasce da vontade de contribuir ativamente para o desenvolvimento de sistemas fiscais modernos, que assegurem os princípios basilares de justiça e equidade, visando o crescimento sustentável, num contexto de defesa de Justiça Fiscal em prol de Justiça Social”, afirmou.

O representante da APIT levou aos participantes do evento uma carta do presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que enalteceu a iniciativa das entidades. “Não posso deixar de destacar a importância do desenvolvimento de parcerias entre os nossos países (...), por permitirem criar espaços de trabalho e de diálogo que potenciam a partilha de saberes, de conhecimentos e de experiências”, declarou o presidente.

Em outra carta direcionada aos Auditores, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Portugal, Fernando Rocha de Andrade, afirmou que o “reforço da cooperação entre Portugal e o Brasil, e também com a restante Comunidade de Países de Língua Portuguesa, é contributo decisivo para o aperfeiçoamento das administrações tributárias e dos esforços de combate à fraude e evasões fiscais”.

A diretora adjunta de Assuntos Parlamentares do Sindifisco enfatizou a importância da participação do Sindicato no Congresso. “Essa foi uma excelente oportunidade para debatermos estratégias nas áreas tributária e aduaneira com Auditores Fiscais Estaduais, suas entidades representativas, além de estudiosos, políticos e profissionais gabaritados, visando o aperfeiçoamento da Administração Tributária brasileira”, comentou Maíra Giannico. "O Congresso comprovou que os Auditores Fiscais, se organizados e atuantes, têm muito a contribuir para o fortalecimento do Fisco, com reflexos extremamente positivos para toda a sociedade", finalizou.

Copyright Ā© 2017 .: Sindifisco Nacional :. SDS Conjunto Baracat 1Āŗ andar, salas 1 a 11, Asa Sul, BrasĆ­lia-DF - Cep: 70392-900 Fone (61) 3218 5200 - Fax (61) 3218 5201

_Ɓrea Segura